domingo, 10 de janeiro de 2010

MADE I(n)PIAÚ


Para começar 2010 em grande estilo, preparamos uma entrevista com o guitarrista e luthier ipiauense Alisson Costa, que reside em Salvador. Alisson esteve se apresentando na cidade no Festival Nota Jazz, ocorrido em agosto de 2009. Além de grande músico, ele é tambem um renomado profissional na arte da luthieria (a manutenção e construção de equipamentos musicais). Suas principais influencias musicais são o Heavy Metal e o Rock And Roll e estas se fazem presentes em seus projetos musicais.

Aproveitamos a oportunidade para desejar a todos um feliz 2010!


BvM – Como surgiu a oportunidade de tocar no Nota Jazz?
AC - Surgiu através de um convite feito por Ricardo Souza da Rádio Livre comunitária.

BvM – Qual foi a sensação de voltar a Ipiaú para tocar após todos estes anos de ausência e quais lembranças você ainda guarda dos anos em que morou aqui?
AC - Interessante, me senti feliz devido ao fato de estar tocando em minha cidade natal e em um formato diferente, como artista solo.
E quanto às lembranças... guardo todas, o começo, as descobertas, é minha história, amigos e companheiros que tocaram comigo, as pesquisas, os estudos, as buscas, as músicas que me acompanham, experiências, crescimento, aprendizagem, emoções... Isso tudo influência e reflete na forma e na personalidade de como me expressar com um instrumento hoje, é, a vida...

BvM – Para o festival Nota Jazz, você trouxe de Salvador o tecladista Gabriel Franco e se juntou a 3 músicos de Ipiaú (Celso Hommel, Sussa e Netão), improvisando uma banda que mesmo com o pouco tempo, deu conta do recado. Qual das músicas apresentadas você apontaria como o ponto alto da noite?
AC - Sim, tivemos muito pouco tempo, mas tive o prazer e a oportunidade de unir um grupo formado por músicos profissionais e, além disso, velhos e bons amigos, então esse pouco tempo não se tornou um problema, ensaiei com o Gabriel um dia antes de viajarmos e então aqui nos reunimos a Celso, Sussa e Netão, ensaiamos e então à apresentação...
Ponto alto é algo relativo, cada música tem uma energia distinta, mas, pessoalmente creio que "Eclipse" tenha sido o ponto alto, devido ao fato de sua composição ter-se dado há três dias antes da apresentação, exatamente no momento em que estava ocorrendo um eclipse e que em sua quase totalidade foi tocada em formato de improvisação. Link: www.youtube.com/watch?v=4eKpBmp_a8w

BvM – Quando se fala em guitarrista, a maioria das pessoas já sabe o que significa; mas quando se utiliza o termo Luthier, muita gente fica sem saber do que se trata. Comente um pouco sobre sua rotina nesta nobre profissão.
AC - Bem, para mim como guitarrista, trabalhar como Luthier é muito satisfatório devido ao fato de estar sempre em contato com todos os tipos de guitarras e instrumentos, também importantes em minhas pesquisas, onde ao modificar, consertar e customizar estes instrumentos, analisei todos os seus aspectos e através disso é que desenvolvi e construi as guitarras A.R. Costa, a qual usei nesta edição do Projeto Nota Jazz. Link: http://www.arcostaguitars.net/

BvM – Alisson, o BLOG volume MÁXIMO agradece por sua participação, fique à vontade, o espaço é seu.
AC - Primeiramente quero agradecer a você Carlos, a todos os meus amigos, clientes e a você que estás a ler estas linhas, muito agradecido!

Nenhum comentário:

Postar um comentário