segunda-feira, 7 de setembro de 2009

MADE I(n)PIAÚ

hip hop Made In Bahia

O BLOG volume MÁXIMO apresenta mais um Ipiauense a serviço da boa música: Ronaldo Novais Santos, 30 anos. Morando em São Paulo há 10 anos, Ronaldo MIB, nome artístico pelo qual é conhecido, está envolvido em 2 projetos musicais voltados ao Hip Hop, sobre os quais ele nos fala na entrevista a seguir.

BvM – Nos fale sobre seus dois projetos musicais. Quem são seus parceiros nestes projetos e suas influencias musicais?

Ronaldo MIB - Estou finalizando minha mix solo, que está sendo produzida e gravada por amigos daqui de Guarulhos, tem uns beats de Gilmar de Andrade, Pastor (Interna Mente), Djaimes (Afroindígena) e até mesmo uns samples de sons que “roubei” da MPB com refrão e tudo rsrs, o disco ta sendo gravado no Estúdio Derruê, e tem previsão de sair até o fim do ano. O outro projeto é do grupo que faço parte desde 99 que é o Interna Mente, formado por Dj Fatal, FLH, Pastor e Ronaldo MIB. O grupo também está finalizando os trabalhos do cd de estréia com participações de amigos da cena local ( Sombra, Gilmar de Andrade, Carlos Moraes, Puli). Parte do disco foi gravado no Estúdio Operante do QAP e a outra parte no Derruê, mas ainda não temos previsão de lançamento, já que é um processo mas detalhado, por ter características mais profissionais que uma mix tape que é o caso do meu solo. Quanto às influencias, são muito diversificadas, uma vez que cada integrante tem referências bem diferenciadas, apesar de algumas preferências unânimes, tipo GOG, SP Funk, Jigaboo, Djavan, Tim Maia entre outros, no caso do meu trabalho solo é mais perceptível a presença da MPB na construção do som.

BvM – Há quanto tempo você faz música?

Ronaldo MIB - Pra ser sincero, acho que nunca fiz música. O que faço é algo muito similar, mas que não considero como música, por não me considerar músico. Eu digo a todos que faço RAP! Pode parecer meio estranho ou contraditório, mas o fato é que não tenho intimidade com a parte técnica da música, eu rimo pois não sei cantar, faço instrumentais no computador pois não sei tocar nenhum instrumento, eu me baseio na batida do RAP pra me expressar tentando sim, incorporar o mínimo possível de musicalidade no som. Comecei a escrever minhas letras ainda na Bahia no final dos anos 90, a primeira pessoal que me apresentou o RAP de forma mais ampla foi o Freeza (O Quadro) também de Ipiaú. Chegamos a gravar um som juntamente com o DH hoje integrante da Banda Kumiera. Quando desembarquei em Sampa em 99 conheci um pessoal que fazia parte de uma rádio pirata chamada Rádio Guetto, parte dessa turma fundou a posse Interna Mente, que veio posteriormente a se resumir em grupo do qual faço parte hoje.

BvM – Como está sendo a divulgação? Shows...cds...

Ronaldo MIB - Faço (e fazemos) a divulgação basicamente pela internet e durante os shows... Distribuímos cds promos pro pessoal que curte nosso som e estes por afinidade vão passando em frente, ajudando na divulgação do nosso trabalho. Na internet o que mais ajuda é o myspace que é a maior referência de divulgação musical da rede. Nossas páginas têm bastante acesso e não pára de ter gente adicionando.

BvM – Vivendo em São Paulo, cidade onde existe espaço para todos os estilos musicais e tribos. Você está satisfeito com a receptividade a seus projetos?

Ronaldo MIB - Estamos bastante satisfeitos, principalmente devido ao momento que o hip hop vive que não é tão propício, mas ta bem divulgado devido as nossas pretensões e nosso público alvo que é bem diversificado e não é centrado na cena do rap.

BvM – O que é mais importante no Hip Hop: mensagem ou som?

Ronaldo MIB - Acho que um não pode se sobressair ao outro, é a soma dos dois que faz seu trabalho ser completo, não adianta um som ser muito bem produzido, se as pessoas vão apenas escutar a base, e a mensagem ser bem elaborada tanto na rima quanto na idéia se o som for algo monótono e chato, a ponto de ninguém conseguir ouvir uma segunda vez ou até mesmo ouvir uma única vez até o final. Principalmente no meu som solo, a mensagem tem que ter fundamento e ser coerente com o que penso e faço, tenho que ter respostas sensatas se alguém me perguntar a respeito do que escrevi.

BvM – Obrigado pela participação no BLOG volume MÁXIMO. Deixe aqui sua mensagem a todos Ipiauenses que valorizam a boa música.

Ronaldo MIB - Valeu pelo espaço e espero que todos possam ouvir meu som e fazer suas críticas tanto positivas quanto negativas. Desejo também que procurem mais sobre a nossa música local, pois infelizmente (ou felizmente) só conheci de fato a música da Bahia quando vim pra São Paulo onde não há uma manipulação tão maquiavélica das rádios e nossa música é muito valorizada.

Paz a todos

Ronaldo MiB (Made In Bahia)

CONTATOS:

www.myspace.com/ronaldomib

www.myspace.com/internamente

www.ronaldomib.palcomp3.com.br

www.internamente.palcomp3.com.br

msn: ronaldordinario@hotmail.com

orkut: Ronaldo MiB

9 comentários:

  1. BAIANO, FLAMENGUISTA, NA TERRA DA GAROA

    ResponderExcluir
  2. Susseço MIB torço por vc....afinal vc merece. Sucessoo ainda é pouco pra um carra tão bacana e talentoso como vc.

    Andréia Silveira

    ResponderExcluir
  3. Uhu Ipiaú!!! Ipiauenses em toda parte. Acho isso massa.

    ResponderExcluir
  4. Ipiaú, a cidade exportadora de gente - com alguma coisa pra dizer - para o mundo!!

    ResponderExcluir
  5. made in bahia tchu tchu tchururu faaaaaala MIB ta fazendo sucesso aki e na bahia eim rss é issu ae continua assim que sua carreira vai mto longe e eu quero o seu cd po...abraço

    ResponderExcluir
  6. aqui é da kumiera esse cara representa muito pro som alternativo da cidade...
    valeu cara de rato.... kkkkkkk

    ResponderExcluir
  7. Esse blog sim, tem a sua cara...

    Depois de meio século, comentando sobre.

    ResponderExcluir
  8. Ah! Cara, achei até interessante a classificação própria do som que ele faz. Música pode ser feita de diversas formas e não só tocando um instrumento. Que ajuda, ajuda! Mas sentir o som e grassar uma melodia interna, isso sim: NÃO TEM PREÇO!

    Sucesso.

    ResponderExcluir